13 de novembro de 2015

EB do Vale do Âncora: Magusto escolar e encontro de gerações

No passado dia 11 de novembro festejámos o dia de S. Martinho no recreio da nossa escola. Com a ajuda do Prof. Flamiano, fizemos a tradicional fogueira onde assámos as castanhas. Fizemos uma roda à volta da fogueira e cantámos.
De seguida, comemos as castanhas (quentes e boas), brincámos livremente, sem nos esquecermos de saltar a fogueira (quando as chamas ficaram mais pequenas) e "ensarranhar" as caras uns aos outros (quando a fogueira já estava apagada e as cinzas já tinham arrefecido).
Além dos professores, dos alunos e dos assistentes operacionais, juntaram-se ao nosso convívio os idosos do Lar de Santa Rita - Santa Casa da Misericórdia de Vila Praia de Âncora.
Foi um dia diferente dos outros, mas muito divertido!


Lenda do São Martinho 
"Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. 
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. 
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. 
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. 
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. 
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! 
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. 
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho".
(Texto retirado do site Junior.TE.pt)



Sem comentários:

Enviar um comentário